7 CONSEQUÊNCIAS DO DIABETES.

14/11/2016 00:03

Por Kim Jesus.

 

O diabetes é uma das doenças que mais mata em todo o mundo, principalmente devido as inúmeras patologias que surgem no indivíduo em decorrência do Diabetes Mellitus, que segundo a OMS, atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo o Globo. Sendo que nos últimos anos, o maior crescimento ocorreu nos países mais pobres devido aos maus hábitos alimentares.

Continue lendo e compartilhe!

Conseqüências do Diabetes:
A pessoa que tem Diabetes desenvolve várias doenças que podem levá-la a morte ou incapacitá-la permanentemente, vamos citar algumas.
Cegueira:
A Retinopatia diabética é causada pela elevação permanente da taxa glicêmica e pode acontecer em ambos os tipos de diabetes, (um e dois). Por isso, é imprescindível que todos os pacientes que convivem com o diabetes tipo um por mais de cinco anos, e os que já desenvolveram o tipo dois da doença, passem a fazer o exame de fundo de olho (fundoscopia) periodicamente, afim de detectar alguma alteração nos vasos da retina o quanto antes possível. Essa é uma das causas do glaucoma e da catarata.
Neuropatia diabética:
A Neuropatia diabética é uma das complicações constante que se manifesta de várias maneiras, dependendo da fibra nervosa que foi afetada. Os sintomas mais comuns são sensação de formigamento em mãos e pés e redução da sensibilidade. Com isso, uma simples lesão na região pode passar desapercebida, levando a uma infecção que é complicada por outros fatores comuns, como circulação comprometida e um sistema imunológico debilitado.
Insuficiência renal crônica:
Nefropatia diabética: Esta é a principal causa de insuficiência renal crônica e hemodiálise no Brasil, e está associada diretamente à lesões nos pequenos vasos sanguíneos devido a elevação crônica dos níveis de glicose no sangue. O diagnóstico pode ser feito observando os níveis de proteína presentes na urina do paciente, por isso, é necessário fazer o teste uma vez por ano.
Nas fases iniciais, é possível diagnostica-la pelo aumento dos níveis de albumina na urina.

Angina e Infarto Agudo do Miocárdio:
A Doença Arterial Coronariana normalmente se manifesta através de um quadro de angina ou infarto agudo do miocárdio, e é o principal fator que leva pacientes diabéticos à morte, pois, o infarto pode acontecer sem a famosa dor no peito (neuropatia).
Portanto, é importante um acompanhamento periódico com endocrinologistas e cardiologistas, e fazer todos os exames solicitados pelos mesmos.
Doença Carotídea:
A doença carotídea é caracterizada pela obstrução das artérias carótidas, fato este que pode provocar a interrupção do fluxo sanguíneo  para o cérebro, ocasionando um acidente vascular encefálico (isquemia cerebral).
Doença arterial periférica:
Doença arterial periférica é o estreitamento e endurecimento dos vasos sanguíneos das pernas e pés, que provoca a redução do fluxo sanguíneo e possíveis lesões nos nervos e outros tecidos do corpo.
Aterosclerose:
Aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura e varias outras substâncias nas paredes das artérias, o que provoca a redução do fluxo sanguíneo e pode levar a sérias complicações de saúde.
Portanto, é importante que os pacientes que convivem com o diabetes façam o controle da taxa glicêmica, e cumpram rigorosamente os tratamentos e recomendações dos médicos e especialistas , para evitar maiores complicações e conseqüências futuras que podem levar a morte, ou diminuir a qualidade de vida

Leia Também!

  1. CÂNCER DE MAMA VAMOS FALAR SOBRE ISSO?
  2. ALIMENTOS PROCESSADOS COMO CARNES PROVOCAM CÂNCER.
  3. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA NOSSA SAÚDE.
  4. REVENDA DE BIJUTERIAS.

VOLTAR