ALIMENTOS PROCESSADOS COMO CARNES, PROVOCAM CANCER.

21/01/2016 15:53

Por Kim Jesus.

 

Alimentos processados como carnes provocam câncer. Foi o que afirmou a OMS no dia 26 de outubro de 2015, quando foi divulgado um estudo realizado pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer, (IARC, sigla em inglês) que coloca as carnes processadas como carcinogênicos, mesma categoria do amianto, tabaco, e fumaça de diesel dentre outros que são considerados cancerígenos.

Conforme mostrou o relatório da IARC, órgão ligada à OMS, as carnes processadas como linguiça, bacon, carne de sol, salsichas, presunto, etc, são alimentos que se consumidos diariamente em grande quantidade, tem um grande potencial de provocar câncer colorretal, intestino, próstata,e pâncreas. Segundo Kurt Straif, chefe de programa Monographs, "Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal em razão do consumo de carne processada permanece pequeno, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida".

Estudos mostram que pessoas que consomem cerca de 50 gramas de carne processada diariamente tem maior risco de desenvolver câncer colorretal em 18%, sendo que, este tipo de câncer é o segundo em diagnóstico em mulheres e o terceiro em homens, e leva a óbito aproximadamente 694mil pessoas ao ano em todo o mundo,(conforme dados da OMS de 2012).

A IARC define como carne processada aquelas que passaram por etapas de salgamento, fermentação, defumação, curagem e, demais processos semelhantes para realçar o sabor da carne e ajudar na sua conservação.

Na opinião do professor da Universidade de Oxford, Tin Key, membro da organização beneficente britânica voltada para pesquisa do câncer, Cancer Research UK, "Esta decisão não significa que você precisa parar de comer qualquer tipo de carne vermelha ou processada, mas se você come muito, há boas razões para pensar em diminuir. Comer bacon de vez em quando não vai causar muito dano" "uma dieta saudável é baseada na moderação", assim disse o professor.

 

Leia Também!