O MEU BEBÊ ESTÁ COM FEBRE ALTA, O QUE FAZER PARA BAIXÁ-LA?

21/12/2015 09:27

O meu bebê está com febre alta, o que fazer para baixá-la? Esta é uma pergunta muito comum entre as mamães, principalmente as de primeira viagem, que ficam loucas só de imaginar seu lindo filhinho doente.

Ao perceber que a criança está com febre, é normal e compreensivo que toda mãe se preocupe, visto que, a febre é um sinal de que há algo de errado com a saúde da criança, com tudo, na maioria das vezes não é nada grave, trata-se apenas de uma reação natural do organismo combatendo algum processo inflamatório ou infeccioso. Quando os anticorpos detectam algum agente causador de doenças no corpo, como vírus e bactérias por exemplo, imediatamente eles começam a combater, e então o cérebro aumenta a temperatura do corpo, é o sistema de defesa funcionando, já que com a temperatura elevada as defesas circulam melhor pelo corpo.

Quase um terço dos atendimentos nos sistemas de emergência são por causa de febre, é muito comum os pais levarem seus filhos ao pronto socorro quando eles estão com febre alta, e ali permanecem por horas e horas esperando o atendimento e quando são atendidas o médico receita para a criança, paracetamol, e então os pais ficam muito bravos, pois, um medicamento simples assim eles tem em casa!

Mas então o que fazer, se não é aconselhável procurar atendimento médico imediato? É importante observar alguns aspectos antes de sair correndo para emergência com seu filho febril, e expô-lo a um risco maior de contaminação.

1 Se seu filho apresentar uma temperatura acima de 37,8 graus, é provável que ele apresentará um quadro de desconforto com leve dores no corpo e na cabeça, aí então é necessário medica-lo para aliviar as dores provocadas pelo mal-estar, o que não garante que a febre vá baixar. Após a criança ter sido medicada, se a febre reduzir e ela permanecer muito quietinha, prostrada e demonstrando desconforto, então é bom ligar para um médico.

2 Com certeza, toda mãe tem medo que seu filho venha ter convulsões, no entanto, é baixo o número de casos e normalmente acontece em crianças que já tem uma predisposição genética. Se o pai ou a mãe já teve, há uma pequena possibilidade do filho ter, mas isso só acontece quando a temperatura sobe bruscamente, e geralmente atingi crianças dos 6 meses aos 6 anos.

3 As crianças normalmente apresentam uma variação de temperatura, se ela ficar muito agasalhada, a temperatura corporal pode apresentar uma elevação, se isso acontecer, reduza o agasalho, dê um banho morno e meça novamente a temperatura , que é normal entre, 36 a 37,2 graus.

4 Deve-se ter um cuidado especial com os bebês até os três meses de vida, ao primeiro pico de febre ele deve ser levado ao médico, principalmente se já houver algum diagnóstico de doenças ou problemas de coração, fígado, pulmão, rim, (e isto vale para as outras crianças que apresentam este quadro clinico). Mesmo se a criança não se enquadrar em nenhum dos casos descrito acima, e mesmo assim a febre persistir por até três dias ou mais, o pediatra deve ser procurado.

5 Há algumas situações em que o caso pode ser grave, e merece um cuidado e atenção redobrada com a criança, e até mesmo buscar uma ajuda médica, como por exemplo:

  • Dores abdominais prolongada.
  • Prostramento e sonolência.
  • Dores fortes na cabeça e no corpo.
  • Irritabilidade e choro.
  • Gemente e respiração ofegante.
  • Manchas pelo corpo.
  • E se ela tiver convulsão.

6 Tenha cuidado com a medicação neste período febril, existem pessoas que dão mais de um medicamento as crianças, é importante que se tenha a orientação de um profissional de saúde, a fim de evitar uma intoxicação. Preste atenção no intervalo de tempo entre um medicamento e outro e evite os remedinhos indicados pela vizinha.

7 Seguem aqui algumas dicas que vão ajudar a baixar a febre das crianças, lembrando que deve-se observar os quadros descritos acima.

  • Dar um banho morno na criança, lembrando que a água deve estar com a temperatura um pouco a baixo que a da criança. Com tudo, não pode ser fria, para evitar que a criança tenha um choque térmico.
  • Dar bastante líquido, é importante manter a criança hidratada já que a febre provoca muita transpiração. Mas não dê em excesso para que ela não vomite, é somente para mantê-la hidratada!
  • Agasalhar com roupas leves, pois, quando a febre se estabiliza o corpo tende a sentir calor, por isso é importante sentir-se confortável.
  • Fazer compressas fria na testa e nas articulações ajuda a baixar a febre, porém, se a criança se sentir desconfortável e incomodada, é melhor não insistir.
  • Tente manter seu filho em repouso, pois, com atividade física ou agitação acelera o metabolismo, o que faz aumentar a temperatura do corpo.

Leia também!