O QUE É ZIKA VÍRUS, COMO SE PREVENIR, COMBATER E TRATAR?

05/02/2016 10:25

Por Kim Jesus.

 

Nos últimos meses o Brasil se deparou com mais um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e que vem tirando o sono dos brasileiros, trata-se do vírus Zika.

E o que é Zika? Como se prevenir, combater e tratar?

O vírus Zika é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que foi identificado em 1947, quando foi detectado em macacos usados em pesquisas de monitoramento da febre amarela, na floresta Zika em Uganda na África, daí o nome Zika. No Brasil ele foi identificado pela primeira vez em abril de 2015.

 Os sintomas mais comuns apresentados pelos infectados são febre baixa; dores leves nas articulações; dor de cabeça; vermelhidão na pele; coceira e vermelhidão nos olhos. Há também outros sintomas como inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômito, porém, estes não aparecem com frequência. Normalmente a evolução da doença é benigna e seus sintomas desaparecem sem nenhuma intervenção após três a sete dias, porem, as dores nas articulações podem perdurar por até um mês. Manifestações mais grave da doença podem ocorrer e excepcionalmente levar o indivíduo a óbito, como aconteceu em novembro de 2015, mas apesar disso, cerca de 80% dos infectados não apresentam sintomas clínicos.

Caso note alguns sinais e sintomas de contaminação por Zika vírus, procure imediatamente o serviço de saúde, se achar necessário.

O meio mais comum de infecção é através da picada do mosquito Aedes aegypti. Ainda está sendo estudada outras possibilidades de transmissão do vírus como por meio de leite materno, saliva,urina e sêmen, porém, isso depende de estudos científicos mais profundo. Por tanto, não se pode afirmar que é transmitida sexualmente.

COMO SE PREVENIR?

Para se proteger do vírus Zika, é importante tomar alguns cuidados como colocar telas em portas e janelas, vestir roupas compridas que cubram pernas e braços, caso contrário, aplique repelente nas partes descobertas do corpo, dê preferência a roupas claras, pois ofusca a visão do Aedes. É importante um cuidado especial com gestantes devido a relação do Zika e casos de recém nascidos com hidrocefalia nos últimos meses. O mesmo cuidado deve-se ter com bebês e pessoas acamadas, um mosquiteiro pode ajudar.

COMO COMBATER?

O mosquito tem hábito diurno, e seus ataques ocorrem normalmente pela manhã e fim da tarde, onde pica principalmente pés e pernas. Para combater a proliferação do vírus zica, é necessário eliminar todos os focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água limpa e parada. Por isso, a vigilância deve ser constante! Troque diariamente a água de vasos de plantas e coloque no fundo do pratinho areia, cheque em baixo de pias e tanque, verifique quintal e lajes, se há algum recipiente capaz de armazenar água, (obs: uma tampinha de cerveja pode servir de criadouro do Aedes aegypti), as vasilhas de água dos animais e pássaros devem ser lavadas com bucha ou escovas.

Caso aja uma infestação do mosquito em sua região, acione a secretaria municipal de saúde de seu município.

COMO TRATAR?

Não existe uma vacina para o vírus, ou tratamento específico para infectados por Zicka. recomenda-se para os casos sintomáticos o uso de medicamentos baseados em acetaminofeno, (paracetamol), ou dipirona para controlar a febre e aliviar a dor. Não é recomendado o uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e demais anti-inflamatórios, devido o aumento no risco de complicações hemorrágicas, conforme descrições nos casos de infecções por outros flavivírus.

Os casos suspeitos são tratados como dengue por ser mais grave, frequente e conhecida.

Na verdade, o melhor remédio contra a Zika é a prevenção. Basta cada um fazer a sua parte e o Brasil irá erradicar o vetor do Zika.

Leia Também!