TUMBEIROS, OU NAVIOS NEGREIROS

06/09/2016 08:49

TUMBEIROS

 

Por Kim Jesus.

 

TUMBEIROS”, esse era o nome dado aos navios negreiros que faziam o transporte de negros escravos da África para os países da América e Europa desde o século XV até o século XIX.

Em 1432 o navegador português Gil Eanes conduziu a primeira leva de escravos africanos para Portugal. A partir daí os portugueses deram início ao tráfico negreiro com nativos oriundos da África.Navio Negreiro. Em seguida milhões de africanos também foram trazidos para o Brasil.

Os navios negreiros marcam um dos piores momentos da história da humanidade, quando crianças, mulheres e homens africanos eram transportados de forma totalmente desumana em compartimentos apertados e escuros onde conviviam com as fezes, urina e vômitos; doentes,moribundos e cadáveres que por muitas vezes por ali ficavam até entrar em decomposição, pois os tripulantes dos navios raramente freqüentavam essa área da embarcação onde eram transportados até  400 pessoas por compartimento.

Os responsáveis pelos navios negreiros não se preocupavam com as condições que os negros eram transportados, alimentos eram jogados ali mesmo no chão uma ou duas vezes por dia e os próprios negros eram quem faziam a divisão entre se, cada negro consumia aproximadamente meio litro de água por dia. Esses escravos permaneciam acorrentados como animais, seus corpos eram marcados pelas correntes. No mesmo espaço eram transportados africanos de diversas partes do continente, e por muitas vezes, eram inimigas e tinham idiomas e dialetos diferentes.

Quando o navio enfrentava alguma dificuldade durante a viagem, o comandante ordenava que os agonizantes e mortos fossem jogados ao mar para aliviar o peso da embarcação.

A Companhia dos Lagos tinha como objetivo incentivar e desenvolver o comércio africano e expandir o tráfico negreiro, sua primeira viagem incentivou a criação de várias outras companhias negreiras como a Companhia de Cacheu em (1675), Companhia de Cabo Verde e Cacheu de Negócio de Preto em (1690), Companhia Real de Guiné e das Índias em (1693) e Companhia das Índias Ocidentais (1636). Com o êxito do negócio, no Brasil foi criada a Companhia Geral de Comércio do Brasil em (1649).

No século XIX as leis proibiram o comércio de negros. A Inglaterra entre 1806 e 1807 proíbe o tráfico negreiro em todo o seu império, e em 1833 ela proíbe o trabalho escravo.

Assinatura da Lei Áurea. Mesmo com o fim do tráfico negreiro, a escravidão no Brasil só teve fim em 13 de maio de 1888, quando a Princesa Isabel sancionou a lei Áurea.

Leia Também!