Dicas Para Quem Deseja Ter Um Negócio Próprio

11/11/2015 10:35

Pra você que pretende abrir um NEGÓCIO próprio, mas está cheio de dúvidas e inseguro, saiba que este é um sentimento que acompanha todos os aspirantes a empreendedor, pois, não é fácil investir seu dinheiro em algo que você não tem certeza de que vai dar certo, com tudo, é importante dar os primeiros passos rumo a esta jornada, já que o sonho é seu, por tanto, só você poderá realiza-lo.

Neste artigo vamos mostrar algumas dicas para quem deseja ter um negócio próprio e quem sabe assim, remover a pedra da dúvida de seu caminho!

1 Qualquer pessoa pode ser um empreendedor, ou tem que ter perfil para tal?

É importante ter perfil para alcançar mais rápido o êxito no empreendimento, visto que perfil é um talento o que propicia o desenvolvimento natural do negócio. Uma pessoa que não tem perfil também pode obter sucesso em algum tipo de negócio, com tudo, é provável que no primeiro obstáculo ele desista da jornada.

2 E o que é perfil empreendedor?

Quando você tem vocação para determinada coisa, desempenha algo com maestria, com prazer, então você busca APERFEIÇOAR-SE para fazer cada vez melhor. Você quer fazer diferente para fazer a diferença por meios éticos e legais, e oferecer as pessoas algo melhor.

3 O que é necessário fazer na hora de decidir o ramo do empreendimento?

É preciso fazer um plano de negócios onde serão avaliados mercado, tendências, concorrências, localização, investimento, despesas como aluguel, água, luz telefone, etc, (neste caso é melhor procurar auxilio em órgãos competentes como por exemplo o SEBRAE).

4 Em plena crise é um bom momento para empreender?

As melhores oportunidades surgem também na crise, já que, com a recessão e desemprego todos tem que ter criatividade para driblar os obstáculos. É nesse momento, de crise, que grandes empresas fecham, dando assim, espaço para dezenas de pequenas outras surgirem.

5 Como conseguir o dinheiro para abrir o negócio?

Com o plano de NEGÓCIOS em mãos, estude bem as receitas e despesas do empreendimento e encontre o menor valor possível para desenvolver o negócio. Com os números na planilha use sua criatividade, invista sua multa rescisória. Para buscar outros recursos, peça empréstimos com amigos e familiares, venda carro, terreno, assim você evita juros. Se buscar empréstimos em bancos, negocie e pesquise até encontra as menores taxas e juros. Observação: não dê sociedade a funcionário apenas porque você não conseguiu pagar o salário, pois, você pode se arrepender.

6 O que é melhor, iniciar um negócio do zero ou comprar uma franquia?

É importante aproveitar a oportunidade do momento, se você já tem tudo encaminhado para iniciar seu negócio do zero no ramo que tem afinidade, então vá em frente. Porém, a franquia normalmente lhe oferece o negócio praticamente pronto, cabendo a você pagar pela marca e usufruto do negócio, com isso você correrá menos riscos.

7 É conveniente colocar familiares para trabalhar na empresa?

Temos grandes empresas que cresceram em grupos familiares, no entanto, vimos também outra se sucumbindo por desavenças entre parentes. Podemos observar que nas empresas bem sucedidas as regras estabelecidas são claras e rigorosamente cumpridas, havendo total separação entre o fator familiares e empreendimento.

8 Como separara minha renda do dinheiro da empresa?

Tenha conta bancária jurídica separada da de pessoa física, e nunca pague despesas pessoais com dinheiro da empresa e nem da empresa com o dinheiro pessoal. Estabeleça uma retirada mínima mensal para suas despesas pessoais. Tenha cartões de crédito e débito separados. No final do período contábil faça a apuração dos resultados, se houver lucro, reserve o necessário para investir no negócio e capital de giro. Se sobrar dinheiro, faça uma divisão de dividendos, usando parte na pessoa física, porém, segure a tentação, não saia comprando coisas desnecessárias, pise no freio!

9 O que fazer para vencer a concorrência?

Aposte na diferenciação do produto ou serviço, preze pela qualidade, pontualidade, defina um padrão para seus produtos ou serviços. Procure utilizar sempre a mesma matéria prima na fabricação de produtos para não fugir do padrão definido. O atendimento ao cliente é outro fator determinante na fidelização do público, seja cordial, atencioso,discreto, deixe transparecer para o freguês o quanto ele é importante.

10 O que fazer para aumentar os LUCROS?

Oferecendo um produto ou serviço de qualidade a tendência é que aumente o número de pessoas que busquem os seus produtos ou serviços, com tudo, você pode também fazer anúncios divulgando seus trabalhos. Procure negociar com fornecedores preços e prazos das matérias primas, normalmente, comprando em maior quantidade e do mesmo fornecedor eles tendem a dar descontos significativos. Dependendo do produto ou serviço, você pode vende-lo no varejo, o que possibilita uma margem de lucro bem maior.

11 Quantas horas por dia devo me dedicar ao empreendimento?

Você deve se dedicar 24 horas por dia ao seu negócio. Só o empreendedor sabe do quanto é importante executar a sua ideia para tudo dar certo. Não deixe a sua empresa que está iniciando nas mãos de funcionários ou parentes, ainda que sejam competentes, já que a probabilidade de fracasso é grande. Lembre-se de que a maioria dos empreendimentos no Brasil não duram nem 2 anos.

Estas foram nossas dicas para tentar esclarecer algumas duvidas sobre como empreender, agora mãos à obra!