FATORES CAUSADORES DA OBESIDADE INFANTIL E SUAS COMPLICAÇÕES

01/12/2015 09:09

É notório e assustador o crescimento no número de crianças e adolescentes obesos ou com excesso de peso no Brasil. O país que era, até pouco tempo, o país da desnutrição,de repente se depara com uma futura  geração de pessoas obesas e de saúde comprometida devido a maus hábitos alimentares e físicos.

No Brasil hoje há aproximadamente 23% de crianças e adolescentes com excesso de peso, e o problema é que não há perspectivas de redução nestes números, que só tende a crescer.

Foi-se o tempo em que criança saudável era criança gorda, hoje sabe-se que é necessário combater com rigidez o sobrepeso, não só das crianças, mas também dos adultos. Mas de fato, quais os fatores que levam as crianças e adolescentes a desenvolverem a obesidade?

São diversas as atitudes, comportamentos e hábitos errados que impulsionam o sobrepeso infantil, dentre eles podemos citar alguns mais comuns nos dias de hoje:

Ansiedade: Principalmente nos adolescentes, devido a pressão em decorrência da cobrança de resultados na escola, provas e vestibular.

Consumo de alimentos com grande teor calórico como: bolachas, refrigerantes, salgadinhos, doces, sorvetes, fast food e outros tipos de alimentos semelhantes.

Depressão: Hoje em dia há muitas crianças e adolescentes que sofrem com depressão, o que favorece no desenvolvimento do excesso de peso.

Falta de atividades físicas: Atualmente as crianças tendem a ficar dentro de casa diante de computadores e TVs, não brincam mais de pega pega, bicicleta, futebol, queimada, não vão caminhando para a escola, (principalmente nos grandes centros urbanos).

Problemas hormonais e fatores genéticos: Normalmente, se existe alguém com problemas de peso na família, a criança está propensa a sofrer com sobrepeso.

Em decorrência destes fatores, surgem-se então inúmeras complicações na saúde e na qualidade de vida das criança acima do peso, o que compromete o desenvolvimento normal, deixando graves consequências para a vida adulta.

 É necessário estar atento ao peso, sobrepeso ou obesidade infantil, já que, são sérios os problemas e doenças oriundas deste mal. Vamos fazer aqui uma lista de algumas complicações mais comuns:

Hipertensão.

Doenças respiratórias/asma.

Diabetes tipo 2.

Depressão.

Problemas comportamentais.

Problemas ósseos.

Complicações cardíacas e coronárias.

Colesterol auto.

Doenças do sono.

Puberdade precoce.

Aterosclerose.

Baixa autoestima.

É importante estar atento as causas e complicações da obesidade infantil e tomar medidas eficazes no combate ao sobre peso para garantir um futuro de qualidade as crianças e adolescentes, buscando auxílio junto aos profissionais como, nutricionistas, pediatras, e endocrinologistas, para prevenir e tratar de maneira correta.

Leia Também!